terça-feira, 27 de outubro de 2009

FOTO-REPORTAGEM

.
PORTO
.
SÉ CATEDRAL 2
.
.
(1)
.
O acentuado verticalismo da nave central, marcada por grossos pilares fasciculados, com abóbadas e arcos já levemente apontados, traduz-se numa sóbria imponência. Todo o monumento passou por obras de restauro de grande vulto durante os anos trinta.
A actual capela-mor, que substitui a antiga ábside medieval, é do período maneirista (1610); apresenta um cenográfico retábulo de talha dourada, do segundo quartel do séc. XVIII, considerado um trecho capital do barroco joanino. A decoração pictórica das paredes é de Nasoni. Por cima dos cadeirais do cabido, ficam dois órgãos de tubos; séc. XVII (esquerdo) e séc. XIX (direito).
No transepto, lado esquerdo, está entronizada, desde 1984, a imagem de Nossa Senhora da Vandoma (séc. XIV), padroeira da cidade do Porto, "civitas Virginis".
Na capela do SS. Sacramento (1) destaca-se o célebre "altar de prata" de enormes dimensões e executado em sucessivas fases (desde 1632 até ao séc. XIX). É considerado uma obra fundamental da ourivesaria portuguesa, com vasta iconografia bíblica, centrada na Eucaristia. O moderno lampadário tem o desenho de Teixeira Lopes.
No transepto, lado direito, está entronizada a imagem de Nossa Senhora da Silva (séc. XV-XVI). A outra capela barroca é dedicada a S. Pedro.
No coro alto foi instalado, em 1985, um grande órgão de tubos, pela firma Georg Jann.
.


.

.

.

.
NOSSA SENHORA DA SILVA

5 comentários:

Gaspar de Jesus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vitor Soeiro disse...

Boa reportagem fotográfica! Bem ao seu estilo. Parabéns!

Abraço
VS

Wanderley Elian Lima disse...

Nossa Gaspar que maravilha. Estou encantado. Parabéns.
Abração

maria teresa disse...

De algumas destas imagens ainda me lembro.

Gaspar de Jesus disse...

Muito OBRIGADO a todos.
Abç/Bjs
G.J.

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR