A actual capela-mor, que substitui a antiga ábside medieval, é do período maneirista (1610); apresenta um cenográfico retábulo de talha dourada, do segundo quartel do séc. XVIII, considerado um trecho capital do barroco joanino. A decoração pictórica das paredes é de Nasoni. Por cima dos cadeirais do cabido, ficam dois órgãos de tubos; séc. XVII (esquerdo) e séc. XIX (direito).
No transepto, lado esquerdo, está entronizada, desde 1984, a imagem de Nossa Senhora da Vandoma (séc. XIV), padroeira da cidade do Porto, "civitas Virginis".
Na capela do SS. Sacramento (1) destaca-se o célebre "altar de prata" de enormes dimensões e executado em sucessivas fases (desde 1632 até ao séc. XIX). É considerado uma obra fundamental da ourivesaria portuguesa, com vasta iconografia bíblica, centrada na Eucaristia. O moderno lampadário tem o desenho de Teixeira Lopes.
No transepto, lado direito, está entronizada a imagem de Nossa Senhora da Silva (séc. XV-XVI). A outra capela barroca é dedicada a S. Pedro.
No coro alto foi instalado, em 1985, um grande órgão de tubos, pela firma Georg Jann.
.
.
.
5 comentários:
Boa reportagem fotográfica! Bem ao seu estilo. Parabéns!
Abraço
VS
Nossa Gaspar que maravilha. Estou encantado. Parabéns.
Abração
De algumas destas imagens ainda me lembro.
Muito OBRIGADO a todos.
Abç/Bjs
G.J.
Enviar um comentário