segunda-feira, 7 de setembro de 2009

HISTÓRIA E CULTURA EM VILA NOVA DE GAIA

.
GAIA ESTÁ MAIS RICA
.
RENASCEU O CONVENTO CORPUS CHRISTI
.
SÉCULOS XIV E XVII
.
.
.
A complicar todo o processo esteve o facto do convento estar na posse de três ministérios: Justiça, Finanças e Cultura. Só em 2003, o edifício foi cedido à Câmara de Municipal de Gaia.
"Foi uma luta conquistada às garras do Estado", confessou Menezes, ao JN, que enalteceu a recuperação do convento, com um custo total da obra na ordem dos 775 mil euros (498.512,50 euros de comparticipação comunitária).
Visivelmente orgulhosa do trabalho de requalificação levado a cabo no Corpus Christi, Elsa Fontão, técnica responsável pelas visitas guiadas ao convento, lembrou o estado "de total abandono e degradação" em que, há seis anos, a Autarquia encontrou o edifício e todo o seu espólio.
"Os nichos estavam tapados com estuque, tivemos que combater uma praga de formiga branca, já para não falar que a zona do órgão, devido ao facto de ali chover, estava coberta de musgos". A mesma responsável revelou ainda ter encontrado "documentação importante do Corpus Christi dentro de sacos plásticos em mau estado de conservação".
Porém, uma nova vida cultural nasceu agora neste espaço.

.
TEXTO: MARTA NEVES IN J. N.
.
.
O PATRIMÓNIO ARTISTICO AGORA RECUPERADO DATA DO SÉCULO XVII
.
.
À EXCEPÇÃO DESTE CRISTO QUE É DO SÉCULO XIV
.

.
.
OS MEUS AGRADECIMENTOS À GENTIL GUIA ISABEL PENETRA



10 comentários:

Meg disse...

Passei no seu Blogg, gostei destes testemunhos artísticos de uma História que merece ser bem tratada. haja Deus a quem o faça!
abraço
Meg

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bonito e interessante, Gaspar.

Abracos

Lina Faria disse...

Grande resgate, belas fotos, Gaspar.

Cynthia Lopes disse...

Belíssimas fotos Gaspar!
Felizmente o patrimônio foi recuperado. Parabéns a todos.
bjs

La Maison d'Ávila disse...

Fotos fantásticas..
Que linda história tem todas essas pinturas, afrescos...
Arte..pura e maravilhosa arte.
Parabéns Gaspar..
Beijosssssssss

tulipa disse...

AMIGO GASPAR DE JESUS

BELAS IMAGENS.

MUITO OBRIGADO PELA PARTILHA de tão belos testemunhos da nossa história.

Como não tenho o seu e-mail tomo a liberdade de lhe fazer "aqui" um convite.
Estando em Gaia, é só um pulinho!
Abraços.

tulipa disse...

Pois, hoje estou aqui para lhe fazer um CONVITE:

Estive 5 dias isolada do mundo, num encontro espiritual comigo mesma, num monte alentejano e, por isso tenho que muito rapidamente divulgar a minha próxima exposição de fotografia.

Desta vez será no “Norte” a pedido de várias pessoas, em Fevereiro passado, quando foi a minha 1ª exposição individual aqui próximo de Lisboa, na margem sul.

Como gosto de desafios, houve “alguém” que me desafiou e disse que colaborava, nem pensei 2 vezes e decidi tratar do assunto em Abril passado.

Chegou Setembro e será a minha rentrée cultural.

Fica o convite para quem vive perto e noutros casos, em que a distância impossibilita a presença de tantos bloggers, fica a participação do evento.

Venho reforçar que teria todo o gosto em que estivesses presente na minha rentrée.

Será muito próximo do Porto, em S. Mamede de Infesta.

Acabei de fazer a divulgação no meu blog.

Beijos e abraços, TULIPA

Anónimo disse...

Que MARAVILHA!

EDUARDO POISL disse...

Muito lindo.


"Que seja eterna a vitória dos seus dias,
mesmo quando eles lhe derem
a impressão de fracasso.
E nunca se esqueça que atrás das nuvens
sempre existirá sol."

(desconheço o autor)

Hoje passando para desejar um lindo domingo com muito amor e carinho
Abraços do amigo Eduardo Poisl

Gaspar de Jesus disse...

MEG seja bem vinda
GEORGIA
LINA
CYNTHIA
REGINA
TULIPA
EDUARDO LUNARDELLI
EDUARDO POISL
Muito obrigado pela vossa presença, e desculpem a minha ausência.
Baterei à vossa porta logo que consiga um tempinho.
Bjs e Abç
G.J.

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR