sábado, 20 de junho de 2020

A TRISTEMENTE CÉLEBRE 'GUERRA COLONIAL' (71)


Mas eis que no dia 29 ou 30 de Outubro, vindo de Moçambique, chega a Luanda o Navio PÁTRIA. Transportava civis mas, mesmo assim ficamos na expectativa; será que vem lotado ou ainda terá espaço para mais alguém ...?
Como do Quartel General não transparecia nada, achamos que ainda não era desta.
Dia 31 de Outubro. Estava com alguns camaradas na cervejaria Biker. A conversa era sempre a mesma 'quando será que saímos daqui?'. 
Mas, de repente, entra um outro companheiro e diz eufórico: Gaspar e Faria ide rápido ao Quartel General tratar de tudo; embarcais no Navio que está aí e que parte no dia 2 de Novembro.
Era a notícia que tanto ansiava.
Lembro-me que nesse momento despejei os bolsos e deixei em cima da mesa todo o dinheiro que tinha, exclamando para os restantes companheiros, bebam, bebam à minha felicidade, eu não tenho agora tempo para brindar com vocês.
A partir daqui só guardo recordação de que na tarde do meu embarque um camarada 'Operador Cripto' foi despedir-se de mim ao navio. Ao ver-me, já vestido à civil e com tamanha alegria no rosto disse-me: Gaspar já mal te conheço, estás diferente, estás Feliz.
FIM



Sem comentários:

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR