domingo, 19 de agosto de 2018

DIA DO HERÓI


PARA MIM O DIA DA FOTOGRAFIA É TODOS OS DIAS

PERMITO-ME POR ISSO CONSIDERAR O 19 DE AGOSTO DIA DO HERÓI.
Certo dia, estava eu no Instituto Português de Fotografia, alguém me informou: - Gaspar, esta sua turma tem um formando muito especial. Chama-se Horácio Mourão, vai precisar de atenção e ajuda. 
Estou na minha praia, pensei eu. Pensei bem, encontrei um Ser Humano fantástico e, como se não bastasse, meu conterrâneo.


"Sabe que houve um estrondo. Uma onda de choque. Sabe que foi projetado da torre da viatura blindada em que seguia. Que se enrolou para cair. Sabe que antes de "apagar" ainda tentou erguer-se. Que quis reagir, mas não conseguiu. tudo o resto é um emaranhado de pixels desconexos, a ganharem forma pelos olhos dos camaradas   que foram dar com ele prostrado no chão, em choque. Vinham atrás. Contam que no momento da explosão, foi como se a primeira viatura tivesse desaparecido. Que, segundos depois, restava um enorme cogumelo de pó. Contam que lá chegaram e deram com o primeiro-sargento dos Comandos João Paulo Roma Pereira, morto. E com o primeiro-cabo Horácio Mourão a esvair-se em sangue. Contam que, naquela manhã de 18 de Novembro de 2005, oito quilómetros  a sul de Cabul (Afeganistão) ..."
Entrevista publicada hoje na "Notícias Magazine" assinada por Ana Tulha  

Sem comentários:

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR