quarta-feira, 28 de outubro de 2009

FOTO-REPORTAGEM

.
PORTO
.
SÉ CATEDRAL 3
.
.
(1)
.
O importante claustro gótico (1) foi começado nos fins do séc. XIV. Apresenta sete grandes painéis de azulejos (segundo quartel do séc. XVIII), com cenas do "Cântico dos Cânticos", em referência ao diálogo místico entre Deus e a Virgem, padroeira da Catedral.
Evangelista, do séc. XIV, com a notável arca tumular de João Gordo, Cavaleiro de Malta, com estátua jacente e Ceia de Cristo (2) .
Nos espaços adjacentes conservam-se capitéis das primeiras construções da Sé.
O vizinho "claustro velho" integrava outrora o chamado "cemitério do Bispo". Situam-se aqui alguns elementos arqueológicos com interesse.
.

.
(2)
.
.
A Casa do Cabido, anexa ao claustro e à Sé, é edifício arcaizante do primeiro quartel do séc. XVIII. Na andar superior estão expostas notáveis esculturas religiosas (dos séc. XIV a XVIII). Na antiga sala do cartório vêem-se painéis de azulejos, de Vital Rifarto. Na grande sala capitular (3) destaca-se o tecto de masseira com pinturas de Giovani Battista Pachini (1737), representando catorze alegorias morais, dispostas à volta de S. Miguel, patrono do Cabido. Os lambrins de azulejo foram fabricados em Lisboa, contendo cenas de caça.
.

.
(3)
.




4 comentários:

Vitor Soeiro disse...

Sem dúvida uma foto reportagem de uma magnitude enorme, no conhecimento e divulgação desse magnifico espaço cultural que é a Sé Catedral do Porto!

Parabéns e um grande abraço.
VS

lis disse...

Gaspar
Estou extasiada com beleza dessas fotos da igreja da Sé .
As pinturas, os paineis de azulejos , os arcos tudo lembra muito a arquitetura romana e é espetacular. Olhei os anteriores e são excelentes, de uma beleza ímpar.
As vezes me constrange um pouco pouquinho tanto luxo em locais onde se cultua Aquele que nasceu numa mangedoura. Vem de longe a vaidade e injustiças , herdamos e preservamos e quase sempre praticamos.
Parabéns pela nitidez e beleza que só um excelente fotografo registra magistralmente.
Abraços

Gaspar de Jesus disse...

Aos amigos VITOR SOEIRO e LIS, agradêço os amáveis comentários.
Abç/Bjs
G.J.

artesdeaffonso disse...

fantásticas suas fotos, uma verddaeira arte dentro da arte, parabéns já virei seguidor e fã...

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR