quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O PORTO DE PERTO 2

.
PALÁCIO DO FREIXO
.
MONUMENTO NACIONAL
.
FAZ-ME PENA QUE O PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DO PORTO NÃO TENHA SENSIBILIDADE PARA ENTREGAR ESTA JOIA À CULTURA PORTUENSE
.
.
É uma das jóias arquitectónicas da cidade do Porto. O Palácio do Freixo foi projectado por Nicolau Nasoni, em estilo barroco, no século XVIII. Depois de algumas décadas de abandono o monumento foi objecto de um plano de recuperação e reabilitação da responsabilidade do Arquitecto Fernando Távora, concluído em Março de 2003. O Palácio tem planta quadrangular, cada fachada da casa apresenta um traço diferente, onde surgem desenhos e vários elementos esculpidos. A fachada Este, a mais imponente do imóvel, tem uma grande escadaria. O interior do Palácio encontra-se bastante alterado devido às modificações que sofreu ao longo dos tempos. O jardim, de influência italiana, dá acesso a um terreiro flanqueado por dois pequenos pavilhões, decorados com tambores, elmos, escudos, bandeiras, canhões e bolas.
.
.
O interior do palácio é extremamente rico. Grande parte dos compartimentos têm frescos, assim como bem executados tectos de estuque, alguns de matiz oriental. A pintura ilusória com temas alegóricos é comum no interior do palácio, grande parte executada pelo próprio Nasoni.
.
.
O palácio passaria em meados do séc. XIX para a posse do alemão Gustavo Nicolau Alexandre Petres, que nele construiria uma destilaria de cereais, e para a Companhia de Moagens Armonia antes de ser classificado, em 1910, como Monumento Nacional, na prática sem qualquer zona de protecção.
O palácio sujeitou-se a ficar muito degradado durante décadas, antes de obras de restauração que o devolveriam até ao seu original esplendor.
Actualmente está a ser adaptado para nele ser instalada uma das Pousadas de Portugal.
.
.
O Executivo autárquico aprovou por maioria, a construção de uma Pousada no Palácio do Freixo e na antiga Fábrica de Moagens Harmonia, dando assim sequência a um dos compromissos eleitorais de Rui Rio. Recorde-se que esta mesma proposta havia sido chumbada pela oposição, por duas vezes, durante o anterior mandato.
.

.

O empreendimento, a cargo do Grupo Pestana, que em 2003 adquiriu à Enatur os direitos de exploração da rede de Pousadas de Portugal, prevê a instalação de uma pousada de luxo no edifício das Moagens Harmonia, cujas instalações albergam o Museu da Ciência e Indústria, que será transferido para um local adequado a indicar pela autarquia.

.
.
A ligação ao Palácio do Freixo, que passará a contar com um restaurante regional, um bar e uma zona de estar, será feita através de uma cúpula de vidro.
.
.
O protocolo entre a CMP e o Grupo Pestana prevê ainda a criação de um Centro de Eventos, nos jardins adjacentes ao Palácio, os quais continuarão abertos ao público, mas de forma a não interferirem no normal funcionamento da Pousada, que contará com 70 quartos.
.
.
O investimento total suportado por aquele grupo empresarial ronda os 11 milhões de euros (8,5 para a Pousada e 2,5 para o Centro de Eventos).Pela cedência dos imóveis - que continuarão propriedade da Câmara e cujo prazo inicial se estenderá até 2019, sendo automaticamente renovável por mais 30 anos - o Grupo Pestana pagará um milhão de euros à autarquia, verba esta que será dividida em três «tranches»: 10% na data da assinatura do protocolo, 60% na altura da emissão da licença de construção e os restantes 30% aquando da emissão da licença de utilização turística e da abertura da Pousada, prevista para 2008.
.

.
Aquela entidade investidora pagará ainda uma renda mensal de cinco mil euros nos primeiros cinco anos, actualizável em função da inflação. A partir do sexto ano, este compromisso baixará para os 2,5 mil euros. Estes valores serão acrescidos de uma percentagem de 2% das vendas líquidas e impostos gerados pelos dois equipamentos: Pousada e Centro de Eventos. Para o Presidente da CMP, o objectivo do empreendimento visa a criação de um importante pólo de desenvolvimento económico numa área fundamental para a cidade e para a região assente no turismo de qualidade, onde já existe a Marina do Freixo.
.
Fonte: Wikypédia
.
Espero com estas imagens contribuir para dar a conhecer o Palácio do Freixo. Este Monumento Nacional a partir de agora só será visto pela burguesia.

6 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Gaspar lindas as imagens.

Toda restauracao num estilo desses os custos sao altíssimos. Muitas das vezes as pessoas que visitam certas catedrais e que temos que pagar entrada reclamam, nao entendem que as igrejas precisam de manutencao.

Parabéns pelas imagens. belíssimas.

bom fim de semana

Kyria disse...

Que monumento hem? Bela imagem, abs.

Gaspar de Jesus disse...

GEORGIA
WALKYRIA
PARA VPCÊS MINHAS AMIGAS FICA O MEU BEIJINHO DE AGRADECIMENTO.

Anónimo disse...

Belas fotos e parabéns por divulgar o nosso património de forma tão boa.

Eu já tinha comentado este "fenómeno" noutro blogue mas não posso, nem quero, deixar de me insurgir de novo perante esta atitude e outras semelhantes que se permitem nesta "república das bananas".

Um abraço

Vitor Soeiro disse...

Excelentes imagens de interior! O foto jornalista em acção a divulgar a riqueza do nosso património! Parabéns amigo G.J.

Um abraço
VS

Milouska disse...

Olá, meu querido amigo!

Bela reportagem esta, com fotos lindíssimas dum verdadeiro monumento nacional!
Pena que seja para mostrar o que de mal se faz neste país a património tão valioso.
Um beijo,

Milouska

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR