sábado, 6 de junho de 2020

A TRISTEMENTE CÉLEBRE 'GUERRA COLONIAL' (57)



MERCADO SEMANAL DE BUCO ZAU

No lado direito da Foto vêem-se duas ou três casas pintadas de branco. Era aqui que moravam três senhoras brancas de que dei nota no dia (52) desta minha história. Senhoras essas que eram esposas dos chefes máximos do Batalhão: Comandante, 2º Comandante e Capitão de Operações; o que significa que durante a noite a CCS do Batalhão ficava entregue ao Oficial de Dia, ou de Noite mais propriamente. Já aos fins de semana alguém as trazia para Bata Sano. Um dia, era sábado ou domingo, as senhoras chegaram quando eu estava de serviço. O Posto de Rádio era em frente a elas, mas num plano superior. Pousei os auscultadores e sentei-me. Elas não me viam, mas eu via-as perfeitamente.
Rapaz jovem, carente de tudo e mais alguma coisa fiquei contemplando as ditas senhoras, até que, chegada a hora do maldito Miruim atacar, uma delas tratou de ir buscar o repelente. Como não viam ninguém à volta estavam à vontade. Passaram o repelente na cara, nos braços e, levantando as saias, também nas pernas. Fiquei hipnotizado de tal forma que, só quando “acordei” é que me apercebi que uma mosca tzé-tzé me tinha ferrado (estava em calções), deixando um fio de sangue a escorrer pela perna abaixo obrigando-me a seguir directo para o Posto Médico.
Nota: A picada da mosca tsé-tsé (Glossina palpalis) provoca sono porque transmite um parasita chamado Trypanosoma brucei. É este protozoário que leva a pessoa a um estado de torpor e letargia.Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 500 mil pessoas, principalmente da região subsaariana da África, são infectadas anualmente pelo parasita. Quatro em cada cinco doentes acabam morrendo depois de apresentar sintomas como fadiga, tremor, febre alta, dores intensas e convulsões.




Sem comentários:

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR