
.
O Curral das Freiras é uma pequena vila, rodeada por enormes montanhas, no coração da Ilha.
O caldeirão onde assenta esta vila foi formado ou pela erosão, ou, como muitos acreditam, por actividade vulcânica. Em 1566, as freiras do Convento de Santa Clara, ao fugir de piratas que atacavam o Funchal, encontraram aqui refúgio, levando consigo o tesouro do convento.
A vila é muito isolada, e muitos dos seus habitantes vivem do que a terra produz.
Um dos acontecimentos locais é a Festa da Castanha, em Novembro. As castanhas são deliciosas e são usadas na cozinha diariamente.
O Curral das Freiras era propriedade de um casal que vendeu a sua terra ao Capitão Donatário do Funchal, João Gonçalves da Câmara. Este Capitão doou as terras às suas filhas quando elas entraram para o Convento de Santa Clara (também construído por ele).
No começo, o Curral das Freiras produzia muita diversidade de fruta como laranjas, limões, cerejas e ameixas. Mas a sua maior riqueza residia na cidra, um negócio rentável para o Convento de Santa Clara.
O povo do Curral das Freiras não viu muita evolução e, estando sob a “dependência” do convento, deveriam ter tido um modo de vida mais clérigo. Antes pelo contrário… este povo de origem moura, vestido com cores garridas, juntava-se em grupos tocando pífaro, bombo e ferrinhos e dançava alegremente.
7 comentários:
Linda foto e uma história super interessante. Realmente o curral parece ser um lugar muito fechado.
Abraços
José Jaime
Querido amigo, que belo lugar. Foto lindíssima. Tenha um excelente final de semana. Beijocas
LEIA UM POUQUINHO DO TEXTO DE UM BÊBADO, QUE ESCREVI AGORA A NOITE.
É UMA FORMA DE ENTENDER O BRASIL
Lindo! Cada vez estou a ficar mais tentada a dar um pulinho até à terra dos antepassados dos meus filhos.
Abracinho
JOSÉ JAIME
MARILU
BLOG DE UM BRASILEIRO
MARIA TERESA
obrigado a todos pelos comentários.
G.J.
Tenho muita vontade de conhecer a Ilha da Madeira. Quem sabe, na minha próxima ida a Portugal. Gostei muito da foto e das informações sobre o local.
Um abraço
Excelente foto de um local lindíssimo.
Parabéns.
Enviar um comentário