Há mais de três décadas que o Convento Corpus Christi, em Gaia, estava degradado. Mas, este ano, depois de profundas obras de restauro, uma nova vida começou no espaço cultural que recebeu o espólio da Ordem de Malta.
A intervenção que incidiu, sobretudo, na recuperação do telhado, tecto e coro alto da capela do convento Corpus Christi, deixou a olho nu um número vasto de peças de arte sacra de valor singular - como uma escultura de um cristo crucificado, datado do Século XIV - e um espaço "intimista" que a partir de agora não será mais utilizado para o culto, mas antes para acontecerem exposições e colóquios ou simples visitas guiadas.
Neste cenário, inaugurado pelo presidente da Câmara de Gaia numa cerimónia que incluíu a assinatura do protocolo de instalação e desenvolvimento de actividades entre o município e a Ordem de Malta, há a destacar o coro-alto da capela, guarnecido de talha, com desenhos vegetalistas e o tecto, dividido por 49 caixões que referem santos, sendo que 15 painéis centrais são alusivos à vida de Jesus.
Para trás ficam longos anos em que a Autarquia, liderada por Luís Filipe Menezes, chamou a atenção de sucessivos ministros para a necessidade de se recuperar um património que estava em ruínas.
.
TEXTO: MARTA NEVES IN J. N.
.
4 comentários:
Gaspar, eu adoro estas arquiteturas; sao de uma beleza sem fim e fotografadas por você melhor ainda.
Uma linda semana prá vocês.
Abracos
Lindo,Gaspar!Que riqueza de detalhes trouxeste.abração, lindo dia e semana,chica
Maravilhoso, Gaspar!
É sempre muito bom ver o patrimônio social e cultural preservado. Lindas fotos, um grande abraço, Cynthia
Amigo Gaspar de Jesus, muitos parabéns pelo excelente trabalho jornalístico na divulgação da arte e cultura da nossa cidade!
Um grande abraço.
VS
Enviar um comentário