.
Aproveitámos para repousar um pouco e tomar uma refeição quente. A informação de que só retomaríamos a marcha na manhã do dia seguinte seria felizmente alterada. E, agora escoltados pela tropa de São Salvador, rumávamos a Cuimba.
A decisão foi muito agradável para nós, por sermos poupados a mais uma noite ao relento, mas (saberíamos depois) revestiu-se de vários perigos. Porque a ligação São Salvador-Maquela do Zombo era das mais fustigadas pelo inimigo, que com frequência aí colocava minas anticarro, mas também porque o clarão provocado pelos faróis das viaturas, serpenteando a mata, iluminava a noite, denunciando a nossa presença ao longo das seis dezenas de quilómetros, tornando-nos assim num alvo demasiado fácil.
A decisão foi muito agradável para nós, por sermos poupados a mais uma noite ao relento, mas (saberíamos depois) revestiu-se de vários perigos. Porque a ligação São Salvador-Maquela do Zombo era das mais fustigadas pelo inimigo, que com frequência aí colocava minas anticarro, mas também porque o clarão provocado pelos faróis das viaturas, serpenteando a mata, iluminava a noite, denunciando a nossa presença ao longo das seis dezenas de quilómetros, tornando-nos assim num alvo demasiado fácil.
(1) Este sistema de rendição das escoltas estaria na base de muitas das baixas entre as tropas portuguesas. Ao inimigo bastava tão-só aguardar pelo regresso, colocar minas antipessoal num troço da picada, matar o condutor da primeira viatura e ver como os nossos militares morriam ao cair nas minas. No fim, vinham para o tiro de misericórdia nos que ainda apresentassem sinais de vida.
.
Continua
1 comentário:
Há um "selito" para si no meu blog. Abraço
Enviar um comentário