segunda-feira, 16 de março de 2009

A ORIGEM DAS ESPÉCIES

***
Exposição comemorativa dos 150 anos passados sobre a Edição do livro
A ORIGEM DAS ESPÉCIES
***
PARQUE BIOLÓGICO DE VILA NOVA DE GAIA
***


***
Charles Darwin nasceu na casa da sua família em Shrewsbury, Shropshire, Inglaterra, em 12 de fevereiro de 1809. Foi o quinto dos seis filhos do médico Robert Darwin e sua esposa Susannah Darwin. Seu avô paterno foi Erasmus Darwin e seu avô materno, o famoso ceramista Josiah Wedgwood, ambos pertencentes à proeminente e abastada família Darwin-Wedgwood, e à elite intelectual da época. Sua mãe morreu quando ele tinha apenas oito anos. No ano seguinte, em 1818, Darwin foi enviado para a escola Shrewsbury. Ali, ele só se interessava em colecionar minerais, insetos e ovos de pássaros, caça, cães e ratos.
***


***
Estudou Medicina e Teologia, mas em 1831, decide aprender Botânica, Entomologia e Geologia, sendo mais tarde recomendado para uma expedição científica a bordo do navio Beagle. A volta ao mundo do Beagle dura cinco anos, durante os quais Darwin forma a sua colecção de naturalista, acumula observações práticas e modifica os postulados teóricos básicos da ciência biológica da época. Aos 27 anos, de regresso a Inglaterra, decide dedicar a sua vida à ciência. Em 1842, após a morte de seu pai, retira-se da cidade e passa a viver no campo, dedicando-se ao estudo até à morte.
***


***


***
No estudo A Origem das Espécies formula a teoria da evolução dos seres vivos mediante uma selecção natural que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existência; estas variações transmitem-se, reforçadas, aos descendentes.
***


***

***
Charles Darwin formula a doutrina evolucionista, segundo a qual as espécies procedem umas das outras por evolução. Em virtude da selecção natural sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptados. Estas ideias revolucionam as concepções biológicas da sua época.
***


***


***
A esta obra segue-se A Origem do Homem, em que aprofunda a sua teoria sobre a descendência do homem e do macaco de um antepassado comum. Por formular estas ideias vê-se violentamente combatido pelas mais diversas correntes religiosas, que vêm no homem a imagem de Deus.
***

***


***
Consequentemente, em redor do pensamento de Darwin cristalizam as polémicas vitorianas sobre a natureza social, metafísica e fisiológica do homem.
O impacto desta obra é imediato e sensacional. O público culto já está introduzido na concepção da evolução, mas o facto de um cientista respeitado contribuir com tal quantidade de evidências para provar esta ideia revolucionária convence um grande número de cientistas importantes, de modo que, por muitos oponentes que tenha, a opinião geral torna-se favorável. Darwin tem uma influência decisiva sobre a literatura da segunda metade do século XIX e contribui involuntariamente para o advento do naturalismo literário.

9 comentários:

Silvia Masc disse...

Entrei rapidinho, para dizer que tem um mimo para você no Longevidade, seu post, merece uma volta, com calma.
beijinho.

Dona Sra. Urtigão disse...

Vi, li, gostei do seu trabalho.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Linda reportagem sobre um homem inteligentíssimo.
Eu nao concordo com a teoria dele e me posiciono.

Nao creio que o homem tenha vindo do macaco, nao há evolucao para isso até mesmo nos macacos de hoje em dia. Mesmo que a Ciência tenha dado um passo enorme com tantas tecnologias o homem continua sendo reproduzido pela espécie humana.

Mas uma bela reportagem, ele foi um homem de muitos méritos sem dúvida.

Abracos

conduarte disse...

Gaspar, que coisa mais linda. Esses caras tendo razão ou não, foram grandes e são ainda para o nosso "pouco"entendimento sobre os mistérios da vida! Linda a sua reportagem e post riquíssimo!

Um bj, CON

Paulo Sousa disse...

Tenho de passar por lá, tá visto.
Abraço.

Francine Esqueda disse...

Que incrivel!!!!
Ai que saudade desta maravilhosa Blogosfera! Saudade de pessoas ótimas como vc! Adorei seu post... Coube exatamente dentro da minha semana! Pois tive minha primeira aula da pos graduação em antropologia! Adorei!!!
Agora estou de volta... Sempre correndo atrás do tempo... Cheia de trabalho e compromissos, mas com muita saudade daqui!
Beijos... logo volto!

Anónimo disse...

Gostei da reportagem. Obrigado por nos ter mostrado mais um evento cultural do norte.
Um abraço

Milouska disse...

Uma bela reportagem dessa mostra cultural.
Um beijo,

Milouska

Anónimo disse...

Parabéns por esta postagem!

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR