terça-feira, 9 de dezembro de 2008


*
*
O MÊS DE DEZEMBRO É POR
EXCELÊNCIA O MÊS DA
POESIA EM MATOSINHOS.
*
De alguns anos a esta parte que, sempre que posso rumo a Matosinhos, começa por ser uma viagem agradável, fujo da rotina de V.N. de Gaia onde moro, faço os possiveis por não entrar na cidade do Porto, e cá estou eu na bem cuidada cidade de Matosinhos.
É uma cidade limpa e arejada, o mar está ali ao pé, e respira cultura por todos os poros!
Não só nos oferece uma vasta e variada agenda cultural, como é notório o cuidado posto em todos os eventos.
Para além disso, tenho o grato prazer de tratar por amigo o vereador da cultura Dr Fernando Rocha, a quem alguns já chamam por "o senhor cultura".
Como afirmei acima, Dezembro é o mês da poesia. Este ano não fugiu à regra e a grande Homenageada foi FLORBELA ESPANCA.
*

Biblioteca Forbela Espanca
*

Biblioteca Florbela Espanca - interior 1
*
Biblioteca Florbela Espanca - Interior 2
*
E foi precisamente na Biblioteca Florbela Espanca, que em Outubro deste ano, tive a subida honra de apresentar a minha exposição CUMPLICIDADES (Um olhar sobre Florbela Espanca).
*

Aspecto da Exposição CUMPLICIDADES (Um olhar sobre Florbela Espanca) -Outubro 2008
*
*

*
A Exposição com que a Biblioteca Florbela Espanca Homenagêa a Imortal Poetisa intitula-se
"Itenerário de uma Paixão" e mostra-nos uma parte considerável do Espólio de Florbela, adquirido recentemente pela Autarquia.
*

*

*

*

*

*

*

*
Para além desta Exposição que estará patente ao público por todo o mês de Dezembro, a FESTA DA POESIA incluíu várias outras actividades de âmbito cultural: Teatro, Circo para as crianças, Lançamento do Livro Perdidamente, da escritora Inês Pedrosa, Maratona de leituras de Cartas e Poemas de Florbela Espanca, Concertos com a Fadista Ana Moura e o Musico Júlio Pereira, Em torno da Poesia: mesa redonda com Alberto Pimenta, A.M.Pires Cabral, Helga Moreira, Isabel de Sá e José Emílio-Nelson, etc. etc.
*

Apresentação do livro de Inês Pedrosa" Perdidamente"
*

Apresentação de uma curta metragem sobre Florbela Espanca
*

O Auditório foi pequeno para tanta gente
*

Também de Teatro se fez a Festa da Poesia
*

Leitura de Poemas pela Actriz Natália Luíza
*

À conversa com o cantautor...Manuel Freire

















5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Gaspar, peço mandar-me um email seu para que lhe conte uma curiosa história de Brasil Portugal.Não quero ficar lotando seu espaço...
Beijoca.
Nilda.
Meu email: nildabsiqueira@ig.com.br

Lizete Vicari disse...

Olá, amigo gaspar!
Lembrei dia 8 do aniversário de Florbela.
É feriado por aquí dia 8, dia
de Nossa senhora da Conceição
Deve ser uma maravilha Matosinhos com toda esta cultura.
Em uma de tuas fotos, a da bibliotéca, vi um busto do meu poeta predileto, o Fernando Pessoa.
Gosto tanto dele que parece que faz parte da minha família.
Aliáz Portugal faz parte de nós.
Grande beijo. lili

Dalva Nascimento disse...

Boa noie, Gapar!

Este teu post deixou-me um gostinho de poder ver tudo isso ao vivo e em cores! Maravilhosa biblioteca, meu amigo. Obrigada por partilhar. Com a tua permissão, gostaria de publicar este teu post no meu blog Infinito Pariticular, se não te importares...

Dalva Nascimento disse...

Boa noite, Gaspar. Obrigada por disponibilizar o material do teu Blog... Vou publicá-lo tão logo minha conexão se normalize... atualmente está meio tartaruguenta... de dar dó!

Beijos e um ótimo dia!

Francine Esqueda disse...

Super Gaspar!
É super incrivel as coisas que posta!! Viajei aqui!
Adoro essas novidades e cada imagem que nos traz como presente!
Bjo

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR