quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

11 DE DEZEMBRO 2008

SALVÉ MANOEL DE OLIVEIRA

Português Manoel de Oliveira celebra
os 100 anos com novo filme.


LISBOA (AFP) — O decano dos cineastas do mundo, o português Manoel de Oliveira, festejará 100 anos na próxima quinta-feira, dia 11 de dezembro, da maneira que mais gosta: filmando seu 46º longa-metragem.
"Parar de trabalhar é morrer. Se me tirarem a câmera, morro", declarou recentemente o diretor, que roda "Singularidades de uma rapariga loura", adaptação de um conto do romancista Eça de Queiroz.
Desde 23 de novembro, entre a pequena rua Anchieta, no antigo bairro lisboeta de Chiado, e um armazém de azulejos antiguos, na mesma região, Manoel de Oliveira anda para cima e para baixo, demonstrando "energia e humor", segundo a atriz principal do filme, Catarina Wallenstein.
"Ele sabe muito bem o que quer, mas como outros diretores tem muitas idéias que chegam durante as filmagens, quando está rodando. Então improvisa", conta à AFP a jovem atriz portuguesa de 22 anos.
No filme, Macario (interpretado por Ricardo Trepa, neto do cineasta) relata a uma desconhecida em um trem seu amor por uma jovem loura.
"'Singularidades de uma rapariga loura'" se baseia na idéia de contar a um desconhecido coisas que não se contam a um amigo, nem à esposa", explicou Oliveira semana passada.
No dia do aniversário, quinta-feira, o cineasta pretende filmar alguns planos em Lisboa.
Oliveira parece ter pressa. Não por uma razão de urgência ligada à idade, e sim porque gostaria que o longa-metragem entrasse na disputa do Festival de Berlim, em fevereiro de 2009.
"Só descanso quando estou rodando", afirma, brincando a respeito de sua vitalidade.
Desde seu primeiro filme em 1931, um documentário mudo sobre o Porto, sua cidade natal, chamado "Douro, trabalho fluvial", o cineasta dirigiu 44 longas-metrages, metade deles depois que completou 80 anos.
Sobre a energia, comenta com simplicidade: "Não tenho nenhum segredo. É um capricho da natureza, que decide e rege tudo isto. Devemos respeitá-la".
Nos últimos 20 anos, o cineasta português dirigiu o mesmo número de filmes, com média de um por ano. A parte essencial de sua obra foi realizada com mais de 60 anos, depois da revolução de 25 de abril de 1974 que acabou com a ditadura salazarista.
No entanto, com o olhar protegido por óculos levemente escuros, afirma que ainda tem dificuldades para obter dinheiro para o próximo filme.
Para continuar trabalhando, o cineasta português, que dirigiu grandes atores (Marcello Mastroianni, Catherine Deneuve, Michel Piccoli, John Malkovich, entre outros), está disposto a reviver as condições de seus primeiros filmes.
"Eu fazia tudo sozinho: produção, direção. Estava atrás da câmera, era responsável pelo som e a imagem. Os atores eu encontrava no local. Transportava todo o necessário em um furgão: projetores, cabos, duas baterias de 24 volts para a iluminação", recorda.
"Pode ser que um dia me veja obrigado a filmar de novo nestas condições se não conseguir financiamento", comenta, levemente apoiado em uma bengala que não parece precisar.
Antes mesmo de concluir as filmagens de "Singularidades...", o cineasta já sonha com "O estranho caso de Angélica", que gostaria de apresentar em maio de 2009 no Festival de Cannes.
"Não acredito que tenha tempo de fazer mais um para Veneza, em setembro", afirma, com falsa decepção e um amplo sorriso.

*

11 de Dezembro de 1998 - Manoel de Oliveira festeja 90 anos. ( foto G.J.)
*

11 de Dezembro 1998, acompanhado da esposa, Manoel de Oliveira é cumprimentado
por Jorge Sampaio, então Presidente da Républica. (foto G.J.)
*

Manoel de Oliveira 1996 (foto G.J.)
*

Manoel de Oliveira 1995 (foto G.J.)

4 comentários:

Francine Esqueda disse...

Grande festa!...
Gaspar, deixei este mesmo recado ao nosso colega Eduardo!
Quanto ao livro "Comer, Rezar e Amar"...

Quem me despertou a curiosidade, foi minha tia, quando contou que a autora do mesmo abandonou sua vida boa e tranquila para recomeçar de outra forma do zero. Desde então, a escritora conta como foram seus anos em diferentes países até que ela refizesse tudo outra vez!
Em um país havia as melhores comidas... Comer!
Em outro a meditação e purificação... Rezar!
E em outro a lição do livro...
Amar!

bjs

Gaspar de Jesus disse...

Obrigado Francine pela bela Lição que lhe passou sua tia.
Se a autora do Livro fala de um país onde come bem...das duas uma, ou foi por aí no Brasil, ou então em Portugal!
Beijinhos
G.J.

Anónimo disse...

Parabéns ao centenário do Manoel, que com seu trabalho e exemplo nos da muitas lições de vida!

Só- Poesias e outros itens disse...

Gaspar, envelhecer com toda essa criatividade é maravilhoso.

Que lição de maturidade.

bjs.

Ju Gioli

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR