quinta-feira, 15 de outubro de 2015



Conferência "Imagens da I Guerra Mundial", proferida pelo fotógrafo Gaspar de Jesus, no âmbito da segunda edição do iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes. No próximo sábado, dia 17 de Outubro, pelas 15 horas, no Parque Biológico de Gaia, em Avintes.
Gaspar de Jesus tem como ponto de partida para a sua palestra o trabalho de Arnaldo Rodrigues Garcez, conhecido como o primeiro fotógrafo de guerra português, que acompanhou a tão estranhamente esquecida participação das tropas lusas na I Guerra Mundial e produziu um importante registo que só recentemente foi apresentado ao grande público. Como complemento, será pela primeira vez apresentado em Portugal um documentário do Ministério da Defesa belga sobre o conflito de 14-18, "A Small Army in the Great War".
Fotojornalista e professor de Fotografia, Gaspar de Jesus trabalhou em A Capital, O Primeiro de Janeiro, A Bola, TV Guia, Notícias Magazine e Autores. Artista premiado, realizou uma vintena de exposições individuais e participou em inúmeras exposições colectivas, dentro e fora do País. Foi formador em cursos do FAOJ e integrou o quadro de formadores do IPF-Porto. É co-autor dos livros "Portugal e o Ambiente", "Reencontros - Portugal em Fotografia", "Daqui Houve Nome Portugal", "21 Retratos do Porto para o Século XXI", "Porto Cidade com Alma" e "Porto sem Filtro". É autor do blogue Arte Fotográfica e promotor das tertúlias Com a Arte no Olhar.


 (A foto acima, de mestre Gaspar de Jesus, faz a aproximação ao famoso Cemitério de Tyne Cot, em Passchendaele, perto da cidade de Ieper, na Bélgica. Foi campo de batalha e é campo de paz para milhares de soldados mortos, sobretudo da Commonwealth. Cerca de dez mil soldados portugueses morreram durante a Primeira Grande Guerra.)

Hernâni Von Doellinger, Jornalista

Sem comentários:

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR