quinta-feira, 7 de abril de 2011

DEAMBULAÇÕES 228

GANSO-PATOLA

.
O ganso-patola (Morus bassanus, anteriormente Sula bassana) é uma grande ave marinha da família Sulidae dos pelecaniformes. São palmípedes e possuem quatro dedos unidos por uma membrana interdigital. Os adultos medem 87-100 cm de comprimento e 165-180 cm de envergadura. A sua plumagem é branca com asas de pontas negras. O bico é azul claro. Os olhos são azuis claros, circundados por pele negra nua. Na época de reprodução, a cabeça e o pescoço ficam matizados de um tom delicado de amarelo.
.


. Os casais de gansos podem permanecer juntos por muitas estações. Realizam rituais de saudação elaborados nos ninhos, esticando bicos e pescoços para o céu e batendo gentilmente os bicos em conjunto. São aves migratórias e no outono viajam para o sul do Atlântico, época em que podem ser vistas em Portugal. Estas aves realizam mergulhos espetaculares em alta velocidade no oceano, de até 40 metros de profundidade. Comem principalmente pequenos peixes que se agrupam em cardumes perto da superfície. Embora sejam voadores poderosos e ágeis, são desajeitados nas descolagens e aterragens.

8 comentários:

✿ chica disse...

Lindos e interessante tuas explicações. abraços,chica

Marilu disse...

Querido amigo, belíssima foto e explicação de uma ave tão linda. Beijocas

FlorAlpina disse...

Interessantes!
Imagem e texto!

Bjs dos Alpes

Rui Pires disse...

Está fantástica esta foto.

Parabéns,

Rui Pires - OLHAR D'OURO

Cynthia Lopes disse...

Lindo Gaspar, e que foto!
bjs

Tiago Braga disse...

belissima imagem, desta tao simpatica ave marinha! uma ganso muito patola e muito gracioso! gosto muito!
bons reflexos e cores :P

Gaspar de Jesus disse...

CHICA
MARILU
FLOR
RUI
CYNTHIA
TIAGO
Muito obrigado a todos.
G.J.

Quetzal disse...

Não fazia ideia que esta ave passava por cá, gostei de saber, espero poder cruzar-me com uma ;-) excelente imagem, parabéns pela captura!

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR