quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Ao contrário de todas as outras, esta foto foi obtida já com
o projecto em fase avançada! escolhidas que estavam as
palavras de Florbela, e a praia que a poetisa frequentava, faltava agora a foto...
fiz várias deslocações a Matosinhos sem resultados, mas desta vez estava tudo perfeito,
Mar chão, luz coada, mas... a praia estava deserta... decidi esperar,
volvido algum tempo, surge por detrás de mim uma jovem mulher,
vestida à século XVIIII, avançou para junto da àgua, espetou na areia o
guarda chuva de homem que trazia consigo, e ali ficou por largos minutos
contemplando o Mar, tal qual Florbela o terá feito vezes sem conta no
inicio do Século XX...
Estava finalmente "encontrada" a imagem que tanto procurava!
Fruto de um acaso da sorte, dirão alguns, outros dirão que, foi "algo mais...".
A história desta imagem aqui fica, à consideração de cada um de nós.

20/20

19/20
18/20

17/20

16/20

15/20

14/20

13/20

12/20

11/20

Exposição/2ª parte

34 comentários:

Elma Carneiro disse...

Gasparrr
Essa foto m a r a v i l h o s a! e os versos... nota 1000
Cada dia que passa você mostra toda a sua arte fotográfica.
Essa foto me fez lembrar um poema de Florbela Espanca, pela fluidez da forma, que me passou a idéia de algo gasoso... esfumaçado.
Imagino então as outras que virão.
Parabéns.
Bjs

Anónimo disse...

É isso aí ELMA, a Obra de Florbela Espanca perdurará para sempre.
É fantástico vcerificar como ela consegue congregar tantos corações em torno da pessoa que foi, e da poesia que nos legou.
Obrigado por mais esta visita.
G.J.

Anónimo disse...

Gaspar,

realmente uma OBRA imortal. Suas imagens idem!
Parabéns pela qualidade tecnica e estética do blog! Coisa de profissional muito calejado!
Em tempo: de uma olhadinha e veja se reconhece a VÍTIMA DA QUINTA!

Gaspar de Jesus disse...

Amigo Lunardelli
Sua visita é, e será sempre, motivo de muita satisfação para mim.
Volte sempre!
A porta está sempre aberta para os amigos.

Nota: Longe estava eu de pensar que, um dia seria a "Vítima da Quinta".
Quer eu, quer minha mulher, já nos rimos bastante com esta original brincadeira.
Muito obtigado.
ADORAMOS

Eleonora Marino Duarte disse...

caríssimo,


a cada post aqui uma revelação agradável do quanto é moderna a poesia de florbela vista através de seus olhos!

sua foto de "varal" é lindíssima!

grande fim de semana, amigo!

abraços!

Gaspar de Jesus disse...

BETINA
É sempre com muito agrado que recebo sua visita e suas gentis palavras.
Tal como a Betina eu sempre achei que Fotografia e Poesia dariam um "casamento perfeito", surgiu finalmente a oportunidade de provar isso mesmo, e o resultado não poderia ser melhor.
Obrigado.
Volte sempre.
O amigo ao dispôr
Gaspar de Jesus

Francine Esqueda disse...

Nossa, que saudade disso aqui!
Este post ficou totalmente demais!!! Estou em dívida com você e com muitos outros blogueiros de plantão! Entre tapas e beijos, coisas novas e velhas, problemas que vêm e vão, responsabilidades e compromissos... estou de volta! Desculpe a minha ausência! Obrigada pela visita!
Muitos beijos, FRAN.

Francine Esqueda disse...

estou amando sua arte postada no varal do Eduardo! continue...
E conte comigo!

Gaspar de Jesus disse...

FRANCINE
Diz o Povo que, "não há fome que não dê em fartura", quer isto dizer que depois de longa ausência, tenho a subida honra de receber 2 visitinhas da amiga Francine.
Muito obrigado por gostar do Arte Fotográfica e pelos incentivos.
Gaspar de Jesus

pessi disse...

Olá
Gaspar fiquei muito feliz pelo carinho depositado em meu blog.
Feliz mesmo, senti uma energia tão boa vindo junto das palavras.
Continuarei a visitar o blog do mestre!

Continue a eternizar os momentos desta forma tão linda!

Bom final de semana.

Anónimo disse...

FLOR, o agradecido sou eu!!!
Gosto muito do seu ESPAÇO DE PARTILHA.
Bjs
Volte mais vezes.
G.J.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Gaspar que linda série por aqui. Quanto bom gosto em projetar a foto da autora em preto e branco e ao mesmo tempo num tempo presente a foto do casal jovem colorida. Deu uma idéia de passado, presente e futuro, lindo demais.

Parabéns pelo bom gosto e pelo profissional que você é.

Tenho tido muitas alegrias em conhecê-lo.

Obrigada e boa semana

Gaspar de Jesus disse...

GEORGIA
Foi muito bom receber a sua visitinha, para uma pessoa ocupada como você, arranjar um tempinho para o Arte Fotográfica, é motivo de orgulho para mim.
OBRIGADO
G.J.

Milouska disse...

Olá, Gaspar!

Esta nova foto, tal como as outras, é lindíssima.
E a "legenda" é soberba!
Beijo,

Milouska

Gaspar de Jesus disse...

Obrigado MILOUSKA, por tão agradável comentário!
Florbela, onde quer que Deus a tenha, por certo que lhe dirá também OBRIGADO!
Bjs
G.J.

Gaspar de Jesus disse...

ANDREA
Querida "Filhota" de quem temos tanta saudade, Muito agradecido por essas palavras ditadas pelo coração.
Deus queira que esses sonhos que também são nossos se concretizem em tempo util, para assim matar-mos esta saudade que nos corrompe a Alma.
Obrigado por mais esta vissitinha.
Beijinhos afectosos para ti, tua irmã e tua mãe.
Nota: A todos os meus amigos que apenas me conhecem pela Blógosfera quero dizer que, eu e minha mulher temos uma Filha Maravilhosa (Ângela Jesus) que vive e trabalha na Bélgica, mas de vez em quando matamos esta imensa saudade quer seja ela a nos vistar ou o contrário, mas Deus concedeu-nos a Graça de termos uma outra "Filha de Afecto" ( Andrea Sousa) Nordestina de Pernambuco, e Bailarina no Ballet Popular do Recife.
Seu PAI e meu saudoso AMIGO, encetou uma viagem sem regresso, e desde aí a nossa familia aumentou!
Beijinhos

pessi disse...

Imagine! Minha casa tem espaço para todos, ainda mais para um mestre! Merece um super destaque!
Fico mais feliz ainda por ter gostado de minha flores, para uma simples amadora é um super elogio.
Mais uma vez obrigada pela atenção.

Boa semana.

Lizete Vicari disse...

Gaspar, é sempre um imenso
prazer ver tuas fotos.
E, nesta exposição, são fotos faladas
por esta mulher tão sensível que,
se foi tão prematuramente.
Um beijo e parabéns por este trabalho! lili

Gaspar de Jesus disse...

Carissimas amigas FLOR e LIZETE
Mais uma vez agradêço a vossa visita, e as vossas gentis palavras.
O amigo ao dispôr - Gaspar de Jesus

♥ Denise BC ♥ disse...

Amigo Gaspar
Estou cada vez mais encantada com esse trabalho que estás nos apresentando, que qualidade e bom gosto.
Abraços, Denise

Gaspar de Jesus disse...

DENISE
Eu é que agradêço, as suas palavras tão simpáticas!
Confesso que, é para mim muito gratificante tantos e tão gentis elogios que venho recebendo, dado que, na base desta exposição está um ano de trabalho, trabalho que me deu enorme prazer em realizar, e por ter finalmente a oportunidade de "demonstrar" que FOTOGRAFIA + POESIA resultam muito bem.
Obrigado pela visita
G.J.

Milouska disse...

Obrigada, Gaspar, pelo seu comentário.
Já tinha por aqui passado hoje, mas ao apreciar a sua penúltima imagem e o texto de Florbela, fiquei sem palavras.
Bjo,

Milouska

Francine Esqueda disse...

Vim ver se tinha novidades!!!
Tá acontecendo mil coisas na minha vida, muito trabalho, estudos, correria e coisas novas! Desculpe a minha ausencia e agradeço os fantásticos comentários... Aprendo demais com cada frase, história e exemplos... são valiosissimos!
Saudades daqui!
bjs e bom dia!!

Anónimo disse...

No ORIGINAL é ainda MELHOR!

Gaspar de Jesus disse...

FRANCINE
Suas visitas enriquecem, e muito! o Arte Fotográfica.
Bjs

EDUARDO
Ainda bem que gosta do Catálogo, fico muito feliz por isso.
Abç

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Gaspar, adorei a foto do Crepúsculo. Lida mesmo!!!

Boa tarde

Gaspar de Jesus disse...

Georgia
Obrigadooooo
Bjs
G.J.

nachocarreras disse...

Precioso catálogo, maravilosas fotos.
Saludos.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Gaspar, ela nao teve medo da morte. Chegou mesmo a desafiá-la.

Boa noite.

Gaspar de Jesus disse...

Nacho
Georgia
Adorei a vossa visita.
Muito grato G.J.

Nelson disse...

Gaspar, já afirmei que gostei muito da exposição, da interacção entre as palavras e as imagens e do belissimo trabalho fotografico.
Agora... venho agradecer a história da fotografia da praia. Como é engraçado conhecer estes pequenos detalhes que fazem o trabalho.

Anónimo disse...

Tens razâo Amigo Nelson
A vida de um Fotógrafo é feita também destes pequenos detalhes.
Gostei da tua visita.
Gostei de ver uma bela Fotografia tua a ilustrar um Poema da espanhola Eva Doroxo.
Parabéns por isso.
Abraço maior do Gaspar de Jesus

Thaihotels disse...

WOW!!!!!^_^

Varsity Outdoor disse...

Some very nice images. You have a good eye for small details. I want to develop that skill as well.

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO

5ª TERTÚLIA A 02 DE JULHO
COM A ARTE NO OLHAR